Início das atividades do Projeto com as famílias assistidas

Nosso Projeto Família Belém inicia mais um ano de atividades dedicadas às famílias assistidas do bairro Itamaraty na cidade de Poços de Caldas.

Todo ano escolhemos um bairro diferente para atuação do nosso trabalho. Nesse ano de 2021 realizaremos as ações no Jardim Itamaraty, onde iremos trabalhar com algumas das famílias assistidas do bairro.

Para acompanhar todas essas atividades, nossos voluntários estão sendo capacitados para poder conseguir tornar a Cultura do Encontro em toda casa que será visitada.

No dia 03/10, recebemos a primeira capacitação da Andreia, que trabalha no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nos informando sobre como nosso trabalho pode ser realizado e de que forma podemos atuar.

“O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.”

A capacitação foi de muito aprendizado. Além de compreendermos o objetivo, ações e intervenções da instituição em nossa cidade, conhecemos os diversos projetos oferecidos pelo CRAS. Isto é de extrema importância, pois assim podemos manter nossas famílias assistidas informadas sobre as diversas ações deste órgão. Vale ressaltar que nosso projeto deve estar em comunhão com os outros projetos da nossa cidade e, principalmente, com os planos e políticas públicas governamentais que existem. Desta forma, os objetivos do nosso projeto estão em consonância com as políticas públicas, acarretando num melhor atendimento a todas as famílias.

Já no dia 17/10, foi feita uma capacitação prática dos voluntários missionários para que eles compreendam como será a primeira visita e quais pontos práticos eles terão que abordar. Houve um momento muito especial, aguardado por todos: o anúncio das “Famílias Missionárias”. Essas “famílias” são os grupos de missionários que irão se unir e visitar as famílias assistidas deste ano! Foi um momento de muita alegria entre os voluntários.

Seguimos aguardando o tão sonhado momento de conhecer nossas famílias nesta primeira visita e, logo mais, voltamos para contar como que ela foi realizada!