Notícias sobre o Projeto

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi  instituído na Conferência de Estocolmo em 1972, sua pauta principal era unir esforços da sociedade civil e governos em prol do Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, discutia-se os impactos do crescimento e desenvolvimento desenfreado frente às questões ambientais.

Para continuarmos o assunto é importante entendermos dois conceitos:

Desenvolvimento Sustentável:

“Aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações.” 

Sustentabilidade: 

É quando as questões sociais, ambientais e econômicas estão equilibradas, não se sobrepondo uma à outra. Atualmente discute-se bastante o ESG (environmental, Social and Governance) – ou ASG (Ambiental, Social e Governança) , compromisso que as empresas assumem para garantir seu crescimento e relevância no mercado, tendo como base a sustentabilidade. 

Meio Ambiente:

De acordo com a resolução CONAMA 306:2002: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

50 anos depois desta e outras importantes conferências, como a ECO-92 e Rio+20, a atual geração carrega a responsabilidade de decidir qual será o futuro do nosso planeta, pois, estudos comprovam que a as mudanças climáticas já estão acontecendo, e, precisamos urgentemente agir para diminuir seus impactos, já que evitá-los não é mais possível. 

#UmaSóTerra – Dia Mundial do Meio Ambiente 2022

É  o momento para nos dedicarmos a compreender esses conceitos, colocarmos em prática nossos deveres e direitos como cidadãos, cobrar ações adequadas à essa pauta  de nossos representantes no governo e também colocarmos em prática nossos deveres, como co-responsáveis. Isto significa, de forma prática, conhecer e contribuir com ações globais, como por exemplo, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS. 

Os ODS compõem a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil,  possuem como elementos cruciais os cinco Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. 

Além dos ODS, existem diversos materiais com dicas práticas e conteúdo educativo sobre a pauta meio ambiente que podem (e devem) ser utilizados por todos que se importam e querem contribuir com um futuro possível. Um deles é esse guia prático feito pela ONU Meio Ambiente, que trata o tema com a urgência que a situação requer:  Guia prático #UmaSóTerra.

Por fim, há muita coisa em jogo, mas com união e comprometimento de todos podemos garantir sim uma sociedade justa e sustentável a todos! 

Por: Júlia Silva / Jaraguá – São Paulo

Referências: 

– Sustentabilidade: O que é: O que não é/ Leonardo Boff. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

– Sustentabilidade e Mudanças Climáticas: guia para o amanhã / Marco Antonio Fugihara, Fernando Giachini Lopes, Organizadores. – São Paulo: Terra das Artes Editora: Editora Senac São Paulo, 2009. Vários Autores.

– ONU – Programa para o Meio Ambiente: Dia Mundial do Meio Ambiente. https://www.unep.org/pt-br/events/un-day/dia-mundial-do-meio-ambiente-2022

Você também pode gostar...